quarta-feira, 20 de julho de 2011

AMIZADE EM ALTA RESOLUÇÃO

É sabido por todos, que sem amigos não vivemos. Concordamos em dizer, que a amizade é essêncial para o desenvolvmento humano e é através da construção social que vamos nos formando como seres humanos. Acredito que não há quem discorde, que é nas amizades que vamos nos fortalecendo e nos tornando melhores sempre que temos a oportunidade. 

Cada um, possui em sua formação, a definição do que seja uma verdadeira amizade. Cada um, defende e procura ter do lado somente bons e verdadeiros amigos. Sem dúvidas, o modelo e a fórmula que acreditamos nessa amizade, é fruto de uma construção que todos os dias se completa de fatos, cores, formas, cheiros e sabores. Até os animais, já ganham título de grande amigo do homem.

Os poetas não deixam de tocá-la em suas canções, versos e poesias. A história impregina-se de grandes feitos e obras pautadas na amizade. As crianças, desde sua tenra idade, são ensinadas sobre a importância desse sentimento. Até dia em calendários, a amizade possui e é nesse dia que louvamos-a com muito mais fervor. 

Mas afinal, o que é amizade? Em dias onde cada vez mais, construímos muros e não pontes, sabemos ao certo o que é amizade verdadeira? Os conceitos com os quais definimos a palavra amizade e de fato o conceito ideal? Essas perguntas, possuem cada um ao seu modelo, uma resposta ímpar, pessoal e marcada de práticas e acontecimentos.

Seja do  grego ou do latim, amizade devira-se de amigo, amor, afeto ou afeição. Amizade na prática, deve ser amor, afeito, afeição. Os ingredientes de uma verdadeira amizade, concretizam-se em crescimento, lealdade, maturidade, alegrias, dores, verdades... Seja por sobrevivência, defesa, proteção, vaidade ou simplesmente fuga da solidão. 

Há amigos classificados como melhores; necssários; conselheiros; de baladas; da igreja; de estudos; de confidências; de assuntos profissionais; amigos que nunca fomos em sua casa e eles nunca foram na nossa; amigos de carona; amigos de redes sociais;  amigos de família; amigos por interesses; amigos que não significam muito; amigos que so aparecem quando precisa; amigos que nunca aparecem quando precisamos; amigos de viagem; amigos de academia; amigos da horas difícies; amigos de risos; amigos do perdão; amigos que ficaram na infância; amigos de nossa nudez e fraqueza, amigos, amigos...  Qual o seu nível de amizade?

Sem dúvida, a amizade é uma a relação mais comum entre os seres humanos. Solteiro, casado, viúvo, sozinho, solitário, doente... sempre haverá um amigo por perto, mesmo que seja você mesmo, o seu amigo.

A amizade a que me refiro é em alta resolução, mas nítida, mais verdadeira e sem distorções. Numa sociedade de solitários, torna-se vital, a construção de verdadeiras e sinceras amizades. Numa amizade em alta resolução, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Em tempos onde coisificamos as pessoas, uma amizade verdadeira precisa dar de novo, o verdadeiro sentido do "Ser Amigo", ao invés de "Ter amigos".

Para que haja uma amizade da qual me refiro, é importante que pensemos em que tipo de amigo temos sido, ao invés de cobrar que tipo de amigo são conosco. É justo que repensemos que atitudes nos atestam como melhor amigo, do que perguntar quais comportamentos esperamos do "melhor amigo". Uma amizade verdadeira, sabe completar ao invés de pensar no pagamento. Se é amizade sincera, mostro a importância do "ir", ao invés de cobrar o "vir". Se é amizade em alta resolução, é melhor apontar a partilha e elaborar o crescimento, do que abafar a dor e fazer prosperar a ilusão.

A teoria é muito pouco. Amizade é prática. Que tipo de amigos somos nós?


Paulo Veras é psicólogo clínico e organizacional, psicanalista, especialista em educação especial e inclusiva e professor universitário em Goiânia-GO.

4 comentários:

Lucad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucad disse...

Então,
Amizade é como o amor: as vezes até emburrece a gente, deixa a gente bobo, tira do chão: principalmente quando ela é incondicional.

As vezes me pergunto: até que ponto falar quando um assunto envolver outra pessoa no circulo de amizade? Até quando posso fazer a linha "samambaia" a interferir numa amizade?

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Feliz dia do amigo querido ... como diz o Rafael do Bau do Jamal: Amigo não se abraça ... amigo se beija ...

beijão querido

Unknown disse...

Não sei que tipo me enquadro como akigo, mas queria ser tão nítido a ponto de ser mais do que visível. Esforço-me para ser presente, revelo-me sem medidas.
A amizade sempre mexe com tudo que nos sustenta. Em verdade, é ela que suporta toda essa coisa própria que somos.
... E já não somos mais sozinhos.
Abração
belo texto!

10 VERDADES SOBRE A VIDA QUE NÃO PODEMOS ESQUECER

  1 – Todas as pessoas que você ama vão morrer, inclusive os seus pais. Por isso valorize-os e aproveite o momento que estiver com eles. 2...